XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

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Conlab2015
Programa de Documentários


DIA 2 DE FEVEREIRO, SEGUNDA-FEIRA [20:30H-22:30H]


SESSÃO 1 – EDUCAÇÃO: O CONHECIMENTO EM CONSTRUÇÃO [Torre B - Auditorio 1]


“Construção do Conhecimento em Saúde na Escola” (20’)


Marta Pimenta Velloso


Sinopse: O documentário foi realizado numa escola pública de ensino fundamental no território de Manguinhos na cidade do Rio de Janeiro/Brasil. Busca o processo de construção do conhecimento em saúde na comunidade de Manguinhos com a participação de alunos professores familiares e líderes comunitários. A princípio os alunos percebem a saúde como ausência de doença mas durante os encontros na "oficina de audiovisual em saúde" vão enriquecendo sua percepção associando fatores de risco e fatores positivos à qualidade de vida e à saúde.


“Doenças Negligenciadas no Nordeste: situação, determinantes e os serviços de referência da Fiocruz Pernambuco” (18’)


Silvia Bezerra dos Santos


Sinopse: O filme faz uma reflexão sobre as doenças negligenciadas na região Nordeste do Brasil e tem como um dos objetivos reunir as informações mais importantes sobre as doenças – tracoma, doença de Chagas, esquistossomose, hanseníase, filariose, tuberculose e helmintíase –, contribuindo assim para com as discussões sobre elas dentro do ponto de vista dos determinantes sociais na saúde. Apresenta ainda o trabalho desenvolvido pelos seis serviços da unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, na região Nordeste do Brasil, que são referência para todo o país - em culicídeos vetores, filarioses e peste - e regional - em doença de Chagas, esquistossomose e leishmaniose.


“Rio de Janeiro da Belle Époque: ciência, lazer e educação” (26’)


Maria Renilda Nery Barreto


Sinopse: O projeto ‘O Rio de Janeiro da Belle Époque: ciência, lazer e educação’ tem por objetivo divulgar através de vídeos-documentários os estudos desenvolvidos nos últimos dez anos por grupos de pesquisas cadastrados no CNPq sediados em diversas instituições públicas do estado do Rio de Janeiro. O projeto pretende alcançar os alunos do ensino fundamental e médio bem como os professores que atuam nesse nível da educação básica. Eles terão acesso a temas da História do Brasil e em especial do Rio de Janeiro que não costumam ser tratados nos currículos escolares. […] A importância deste projeto reside na divulgação dos resultados de pesquisas a partir da organização de material didático para divulgação sócio-educacional envolvendo pesquisas bem fundamentadas sobre a história da ciência da cidade e da educação extrapolando as fronteiras da academia e dos fóruns especializados. […] Desta forma acreditamos que os resultados do projeto ‘O Rio de Janeiro da Belle Époque: ciência lazer e educação’ vão ao encontro dos objetivos do Edital 30 da FAPERJ ou seja de democratizar os conhecimentos acumulados entre a população mais jovem.


SESSÃO 2 – CIDADANIA [Torre B - Auditorio 2]


“Conversas do Mundo” (34’)


Projeto ALICE – Centro de Estudos Sociais


Sinopse: As “Conversas do Mundo” colocam frente a frente homens ou mulheres com origens variadas que partilham vidas dedicadas à luta pela dignidade humana ou à reflexão sobre os problemas do mundo ainda que a partir de diferentes lugares de enunciação. Partindo da ideia de que a compreensão do mundo excede em muito a compreensão ocidental do mundo estas conversas não pretendem homogeneizar a diferença mas promover a valorização e a partilha da infinita diversidade do mundo. As Conversas do Mundo resultam de um desafio lançado pelo projeto “ALICE espelhos estranhos lições imprevistas” dirigido por Boaventura de Sousa Santos e com base no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. O filme reúne momentos de Conversas do Mundo realizadas em Portugal no Brasil em Moçambique na África do Sul na India e na Bolívia.


“N Ten un Sonhu” (23’)


Stefania Bortolotti


Sinopse: Nos 50 anos do aniversario do discurso "I have a Dream", a Dreamers Community convida a comunidade em geral a entrar no sonho de Martin Luther King, sensibilizando jovens artistas a dar continuidade ao discurso criando o seu próprio conceito de liberdade criativa e expressiva. Desde 25 de Abril de 1974 muitos povos caminham pelos próprios pés. Cabo Verde não é excepção e o que tem acontecido ao longo dos tempos é uma concretização das aspirações e expectativas dos povos ao darem corpo à liberdade e paz que vivem. “N tem un sonhu” (Italia e Cabo Verde): 14 jovens artistas, 14 sonhos para repensar os desafios da criação artística e da transformação social.


SESSÃO 3 – CULTURAS POPULARES [Torre B - Auditorio 3]


“A Pergunta de João” (12’)


Kelly Cristine Ribeiro (Keu Apoema)


Sinopse: No sertão baiano, Zelito agricultor conta uma história que aprendeu com os seus no tempo dos serões noturnos, numa época sem eletricidade, no entorno de sua comunidade. Ele começa com uma canção e ri porque seus filhos costumavam dizer que pagariam um centavo por cada história que contasse. A narrativa conta a história de João, semelhante a muitas histórias, que envolve um homem aparentemente tolo e menosprezado que com astúcia surpreende a todos e conquista a filha do rei. A narrativa envolve ainda um jogo de palavras que vai constituindo uma pergunta. Vídeo integrante do Projeto Cheganças | Reinventando a Roda com Histórias Diamantinas (http://chegancas.apoema.art.br/), uma proposta de pesquisa sobre os contadores de histórias e suas memórias realizado no interior da Bahia no segundo semestre de 2013 com apoio da Secretaria Estadual de Cultura da Bahia.


“Perfil Capinan” (26’)


Marise Berta de Souza


Sinopse: Poeta e compositor, José Carlos Capinan se destacou como letrista logo quando se deu o surgimento do movimento tropicalista. Nasceu em 1941 na cidade de Esplanada, passou a juventude em Salvador e em 1964 mudou-se para São Paulo fugindo do golpe militar. Participou do Centro Popular de Cultura, tem letras e textos de grande sucesso como os clássicos Soy Loco Por Ti América, Papel Machê (com João Bosco) e Ponteio. Esta última em parceria com Edu Lobo venceu em 1967 o III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record.


“Saravá Jongueiro Novo!” (20’)


Elaine Monteiro


Sinopse: O filme é resultado da 1ª Reunião de Articulação de Jovens Lideranças Jongueiras, realizada em janeiro de 2012 no Quilombo São José da Serra, município de Valença, RJ. Aborda os desafios que estão colocados para a juventude das comunidades tradicionais que começam a participar do movimento de salvaguarda de sua cultura. Um caminho já iniciado pelos mais velhos que, além do reconhecimento de sua cultura como patrimônio valioso, envolve a construção de identidades, a superação de preconceitos e uma constante reflexão sobre os conhecimentos e saberes tradicionais no mundo de hoje.


DIA 3 DE FEVEREIRO, TERÇA-FEIRA [20:30H-22:30H]


SESSÃO 4 – PERCURSOS E DINÂMICAS ESCOLARES [Torre B - Auditorio 1]


“Uma Árvore Bonita” (25’)


Eliane Ribeiro


Regina Novaes


Sinopse: Percursos escolares e participação em movimentos, projetos e programas sociais mudaram o curso da vida dos jovens protagonistas deste documentário. Seus relatos expressam indignação frente ao racismo e outras formas de discriminação social que marcam a experiência de uma grande parte da juventude brasileira de hoje e discute em especial o papel das políticas públicas de juventude (PPJ) na trajetória desses atores. O vídeo faz parte de um projeto que reuniu uma série de pesquisas sobre juventude no Brasil com foco em perfis, demandas, deslocamentos e impactos da PPJs.


“Uma Escola entre Redes Sociais” (22’)


Paulo Cesar Rodrigues Carrano


Sinopse: O documentário busca compreender o cotidiano de utilização das redes sociais por professores e estudantes de Ensino Médio do Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht localizado na Região de Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foram entrevistados professores e estudantes de todos os turnos que revelaram dinâmicas e conteúdos dos relacionamentos gerados pelo uso das redes sociais com destaque para o Facebook. Com as redes sociais e "os professores interagindo com a gente eles podem ver como a gente pensa e a gente pode ver como os professores pensam". Nesta frase uma estudante definiu o significado das redes sociais para o relacionamento entre professores e alunos expandindo essa interação para além dos muros da escola e dos papéis convencionais que esses sujeitos ocupam no espaço escolar. O documentário é um dos resultados da pesquisa Redes Sociais na Escola realizada pelo Observatório Jovem/UFF e que foi contemplada pelo edital de apoio à escola pública da Faperj.


“Jogo da Bola - Um Rio de expectativas” (6’)


Ana Paula Alves Ribeiro


Maria Alice Rezende Gonçalves


Cristiano Cardoso Diana Lino


Gracielle Lopes


Sinopse: Rio de Janeiro, Megaeventos e Transformações Urbanas. No Porto da cidade percebemos diversas mudanças e disputas. Esta curta nos conta algumas delas. Documentário realizado com máquina fotográfica durante as oficinas do Ponto de Cultura CECIP.MEGAPIXEL que estimulava professores e alunos a inserir o audiovisual e os dispositivos móveis no processo ensino-aprendizagem. Rio de Janeiro/Brasil 2011.


SESSÃO 5 – CIDADE: PROCESSOS DE URBANIZAÇÃO [Torre B - Auditorio 2]


“106 Sociedade Estelita” (8’)


Benedito Serafim


Sinopse: 106 Sociedade Estelita é um curta/documentário sobre a atividade da ocupação popular realizada no Cais José Estelita em prol da anulação do leilão e do alvará de Demolição do Cais comprado da Prefeitura por uma empresa privada para a construção de prédios e hotéis a voltados a habitação da Elite em um processo de Higienização Social do centro urbano de Recife.


“Vida Estelita” (11’)


Edinéa Alcântara de Barros e Silva


Sinopse: Integrantes do Movimento Ocupe Estelita fazem uma reflexão política e pessoal sobre o processo de discussão da cidade. ‘Vida Estelita’ constrói os principais eixos da transformação social que está em curso a partir do olhar desse grupo de ocupantes. O filme nasceu a partir de uma roda de conversa e os relatos articulados nesta narrativa revelam um pedaço do imaginário coletivo. Os testemunhos contidos aqui se somam às inúmeras ações e reflexões de um grupo de pessoas que juntos fazem o Ocupe Estelita.


“Recife Cidade Roubada” (14’)


Edinéa Alcântara de Barros e Silva


Sinopse: O documentário mostra por meio de depoimentos de várias pessoas o quão segregador e danoso para a cidade é o Projeto Novo Recife, megaempreendimento imobiliário de 15 torres de até 40 andares no Cais José Estelita. Esse vídeo expressa a luta do Movimento Ocupe Estelita, um dos movimentos políticos de maior expressão nos últimos tempos no Brasil que surgiu em 2012 com visibilidade (inter)nacional e que luta contra esse projeto e o modelo de planejamento de uma cidade para atender os interesse do capital. Sua importância reside no fato de simbolizar a luta dos moradores de uma cidade contra grandes empreiteiras que financiam campanhas políticas e insistem em definir os grandes empreendimentos da cidade sem a participação das pessoas. O Movimento Ocupe Estelita tem mais de dois anos de luta e mostra sinais de resistência renovando-se a cada adversidade enfrentada e tem alcançado grandes êxitos na luta pelo direito à cidade.


“Mouraria 3.0” (30’)


Ana Rita Matias


Sinopse: ‘Mouraria 3.0’ consiste num retrato sobre o bairro da Mouraria em Lisboa no contexto do processo de intervenção sócio urbanística de que este tem vindo a ser alvo. Centrando-se nos discursos popular e institucional procurou a construção de um diálogo entre ambos confrontando duas visões por norma separadas. Seguindo ritmos quotidianos e tensões entre estes e as novas dinâmicas impostas ao bairro o filme põe em evidência o vazio comunicativo que acompanhou este processo de intervenção e faz pensar as representações construídas em torno do bairro.


SESSÃO 6 – SOCIABILIDADES | IMAGINÁRIOS [Torre B - Auditorio 3]


“Luiz da Rocha” (19’)


Inês Mestre


Sinopse: Retrato do centenário café bejense Luiz da Rocha centrando-se nos seus empregados e clientes, na confecção e degustação das especialidades salgadas e doces, na preparação e consumo das bebidas quentes e frias e na arquitectura e mobiliário do café. Seguindo os ritmos quotidianos deste estabelecimento, os gestos do trabalho e os hábitos dos clientes, o filme põe em evidência o trabalho manual especializado, a produção caseira e as relações de familiaridade desenvolvidas ao longo de anos.


“Bello Essere Habesha” (31’)


Inês Vieira


Sinopse: ‘Bello Essere Habesha’ é um documentário independente filmado no verão de 2012, editado e divulgado a partir de 2013. Co-realizado por Inês Vieira (guião investigação e produção), Akio Takemoto e Enrico Turci (guião captação e edição de imagem e som), reflecte sobre a vida dos imigrantes eritreus e etíopes em Bolonha, Itália. Resulta de uma observação participante permitindo aos interlocutores que contem as suas histórias e sugerindo ocasiões para partilhar memórias e pensamentos. Qual o rosto real humano da relação pós-colonial entre Itália e a antiga Abissínia? Qual a distância entre as suas realidades e o que as liga? Quem são os imigrantes habesha porque emigraram e vivem em Itália? Propusemo-nos a sentar, caminhar, divertir, partilhar, provar, escutar e conversar - viver podemos dizer - junto desta comunidade durante algum tempo um longo e escaldante verão.


“À Boca do Texto: exercício sobre a leitura de António José da Silva” (30’)


Isabel Pinto


Sinopse: ‘À Boca do Texto’ (2013) apresenta em ritmo de documentário o veredicto de três leitores do nosso tempo acerca de três óperas de António José da Silva (1705-1739), o Judeu, a saber: Os Encantos de Medeia (1735), Anfitrião ou Júpiter e Alcmena (1736) e O Precipício de Faetonte (1738). Os testemunhos recolhidos esmiúçam a condição da personagem teatral, o impacto da contextualização espácio-temporal da intriga, o papel das indicações cénicas no resgate de referentes fundamentais, a função de uma mise-en-scène imaginária e o desafio da interpretação, entre outros tópicos relevantes. Este registo vídeo comporta adicionalmente a leitura em voz alta de excertos das referidas obras pelos leitores participantes. Desta maneira é a voz de António José da Silva que chega por interpostas entoações ao nosso convívio, espelhando o acerto de um estilo e registo que logra romper fronteiras históricas.

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Última actualização 2017-01-27