XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

GT105: Religião, cura e política

Coordenador:

João Vasconcelos

Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa – Portugal

vasconcelos.joao@gmail.com

 

Resumo GT105: Este GT reúne contribuições para o estudo das relações entre religião e práticas terapêuticas e entre religião e política, procurando promover diálogos entre estas duas temáticas gerais.

Os rituais de cura, rituais de regeneração física e moral, são elementos constitutivos da maioria das tradições religiosas. Esta dimensão curativa da religião encontra-se sempre imersa em ambientes socioculturais dinâmicos e coexiste cada vez mais com outras tradições terapêuticas dotadas de diferentes legitimidades e poderes. Interessa-nos indagar comparativamente as consequências que daqui decorrem para a reprodução e reconfiguração das ideias religiosas e dos rituais de cura.

Os diferentes contextos socioculturais em que as religiões se inserem apelam igualmente a formas também elas diversas de viver e por vezes reinventar a religião-no-mundo, a religião na sua dimensão mais estritamente política. Interessa-nos aqui em particular descrever e analisar como a religiosidade se transforma quando agentes e grupos religiosos trazem para o interior das suas tradições novas causas e agendas sociais e políticas.

Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27