XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

MR16 - As múltiplas faces do trabalho: contradições e novas configurações

Resumo MR16: Esta mesa tem como propósito debater as manifestações atuais do trabalho no Brasil e em Portugal, buscando elucidar o sentido das transformações que o vêm atingindo. O debate deverá partir da análise de vários aspectos, como as desigualdades de gênero, a informalidade, as novas formas de organização e uso do trabalho em cadeias produtivas de alta tecnologia, e as transformações recentes do sindicalismo. Trata-se, portanto, de analisar algumas das principais características que o trabalho vem assumindo nos dias atuais (muitas vezes apontando para direções opostas), buscando traçar um quadro amplo das tendências recentes, bem como os principais desafios com os quais ele tem se defrontado.

Certificado

Coordenador:
Angela Maria Carneiro Araújo
Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
angelamcaraujo@hotmail.com

Título da comunicação: Nova Informalidade, gênero e raça no Brasil

Resumo: O artigo pretende discutir as novas modalidades de trabalho informal e precário que emergiram nas últimas décadas no Brasil, focalizando principalmente suas relações com as atividades formais, utilizando o conceito de "nova informalidade". Analisando a evolução do mercado de trabalho formal e informal no período de 2002-2012, partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), pretende-se mostrar que pensar a informalidade em termos de gênero e raça é fundamental para compreender suas diferentes faces e manifestações, a forma distinta como ela é vivenciada por homens e mulheres (brancas e pretas) e como ela reforça e reproduz a concentração de mulheres (e das negras em especial) nas atividades mais precárias, mais instáveis e com os menores salários.


 

Participantes:
 
Elisio Estanque 
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
elisio.estanque@gmail.com

Título da comunicação: Trabalho e democracia industrial em época de crise

Resumo: Num contexto de crise europeia onde os direitos laborais e a ação sindical têm sido objeto de grande pressão no sentido da flexibilização e degradação das condições de trabalho, é possível apontar exemplos de empresas cujo dinamismo e resultados alcançados ilustram como é possível compatibilizar sucesso económico com a defesa dos direitos do trabalhador e o respeito pelos princípios democráticos. Partindo de dois casos de empresas portuguesas (dos setores automóvel e da indústria do calçado) discute-se a importância das lideranças, da inovação e da cultura de empresa na gestão das tensões, do conflito e da negociação no âmbito organizacional e setorial, mostrando até que ponto estes exemplos abrem novas perspetivas para a coesão social do século XXI.


 

Jacob Carlos Lima
Universidade Federal de São Carlos.
calimajb@gmail.com

Título da comunicação: O trabalho nas novas ocupações: desenvolvedores de software, criativos ou precários?

Resumo: A partir da análise do trabalho de desenvolvedores de software, discute-se a utilização de algumas categorias de análise “importadas” do trabalho fabril presentes no estudo das novas ocupações: a padronização e a separação do trabalho manual do intelectual; as jornadas de trabalho e a dualidade casa-trabalho; e a precariedade inerente ao trabalho assalariado. Pretende-se problematizar como as tecnologias informacionais reconfiguram o ato de trabalhar e as sociabilidades dele decorrentes.


 

Márcia de Paula Leite
Universidade Estadual de Campinas
mpleite48@gmail.com

Título da comunicação: Trabalho e desigualdades no Brasil

Resumo: A apresentação visa a discutir a questão das desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho brasileiro a partir de uma análise das tendências da evolução  da estrutura ocupacional nos últimos anos. Também serão analisadas algumas características das atuais tendências da regulação, bem como do processo de terceirização em curso e suas implicações sobre as desigualdades sociais. Um olhar mais cuidadoso será dedicado ao setor de TI, sobretudo na produção de software.

Ficheiros Anexos

Certificado MR 16
PDF | 1.11 MBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27