XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

MR27 - A pesquisa social com jovens em tempos e espaços de incerteza e precarização social

Resumo MR27: Mutações profundas em nossas sociedades alteram tempos e espaços e conferem características próprias à produção social dos indivíduos tornando mais obscuras as conexões entre os contextos e as subjetividades. As instituições e os processos de socialização das novas gerações encontram-se marcados pelo signo da incerteza e do risco que emerge de contextos de precarização da vida. Novas desigualdades reconfiguram laços e demandam esforços de compreensão para encontrar nexos entre as dimensões objetivas e subjetivas da vida social. A mesa redonda refletirá sobre processos de individuação de jovens e os desafios teórico-metodológicos presentes em investigações centradas neste campo sociológico de análise.

Certificado

Coordenador:
Paulo Carrano 
Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense 
pc.carrano@gmail.com

Título da comunicação: Jovens adultos com trajetórias precárias de escolarização – singularidades biográficas em contextos de provas estruturais comuns

Resumo: A apresentação tratará de resultados de pesquisa empírica com jovens de classes populares em defasagem escolar no nível médio de ensino – escola secundária – no Brasil. Procurando conhecer processos de individuação de jovens adultos de classes populares, a investigação adotou a perspectiva que é possível compreender transformações estruturais considerando a escala das experiências individuais. Neste sentido, foram desenvolvidas estratégias metodológicas quantitativas (survey) e qualitativas (entrevistas narrativas) para o conhecimento das “provas em comum” enfrentadas ao longo das trajetórias de escolarização e percursos biográficos daqueles indivíduos que denominamos “jovens fora de série”.


Participantes:

João Teixeira Lopes 
Departamento de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto
jmteixeiralopes@gmail.com

Título da comunicação: Prisioneiros das transições – identidades juvenis e precariedade

Resumo:Pretende-se contribuir para uma elucidação do recente estado da arte sobre a precarização dos modos de vida dos jovens portugueses atendendo a:
i) processos de desinstitucionalização e informalização nas relações amorosas (itinerário íntimo); ii) metamorfoses nos modos de comunicar (itinerário interativo); iii) percursos escolares e usos da escola (itinerário educativo); iv) precarização e produção de si na intermitência laboral (itinerário profissional); v) ação coletiva e novíssimos movimentos sociais (itinerário público).
Os cinco itinerários permitirão mapear as lógicas sociais emergentes que rearticulam contextos e subjetividades nas juventudes contemporâneas em Portugal.


 

Juarez Dayrell
Faculdade de Educação da UFMG
juareztd@gmail.com

Título da comunicação: Juventude e socialização em  tempos de incerteza e precarização social

Resumo: Pretende-se analisar, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisas Observatório da Juventude da UFMG, os processos de socialização de jovens brasileiros inseridos em um contexto  de precarização da vida, enfatizando os percursos escolares e as novas formas de produção das desigualdades sociais.

Ficheiros Anexos

Certificado MR 27
PDF | 1.11 MBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27