XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

MR28 - Descolonização das ciências sociais e a construção de um espaço de enunciação

Resumo MR28: A ideia é de problematizar, na esteira da crítica de Hountondji, ao que denomina “investigação extrovertida”. A mesa se propõe, a partir do diálogo sul-sul, refletir acerca da construção de um possível espaço de enunciação crítico susceptível de produção de novos vocabulários e linguagens capazes de resgatar as ciências sociais do etnocentrismo ocidental. Questões: 
(a) que preocupações teóricas, conceituais e metodológicas estruturam o diálogo sul-sul? 
(b) como o processo de produção de conhecimento nessa relação sul-sul tem produzido novos espaços de enunciação e desafiado a hegemonia ocidental? 
(c) que novas formas de produção de objetos se insinuam nesse processo?

Certificado

Coordenador: 
Remo Mutzenberg 
UFPE 
remutz@gmail.com

Participantes:

Diogo Valença de Azevedo Costa 
UFRB 
valencadiogo@hotmail.com

Título da comunicação: Teorias da dependência e situações periféricas: possíveis aproximações entre África e América Latina

Resumo: As teorias da dependência floresceram a partir da década de 1960 e 70 na América Latina, com importantes ramificações no continente africano, como uma forma de contestar a ideologia desenvolvimentista. Embora datadas historicamente, as teorias da dependência retornam ao debate atual com a emergência política dos BRICS e da Cooperação Sul-Sul. A proposta desta comunicação será, por isso, questionar alguns dos pressupostos gerais das teorias da dependência, quanto às possibilidades metodológicas e empíricas de aproximações e comparações entre situações periféricas as mais diversas. Nesse sentido, caberia indagar o potencial heurístico de seus pressupostos gerais, sua validade para o estudo de realidades bastante distintas como África e América Latina, ou ainda, se e em que medida situações periféricas específicas poderiam falar em nome das demais.


 

Eliane Veras Soares
Universidade Federal de Pernambuco 
elianeveras1@gmail.com

Titulo da comunicação: Velhas e novas formas de produção de objetos: a autorreflexão como elemento da descolonização cultural

Resumo: O problema da capacidade explicativa das teorias sociais sempre esteve presente no horizonte da produção intelectual. A crítica pós-colonial tem questionado a produção do conhecimento a partir de categorias, razões, sentimentos e interesses produzidos, dinamizados e incorporados “de fora” para “dentro”. Entretanto sentimentos de mal estar persistem e ainda não avançamos muito além da construção de um léxico próprio, uma postura política,  transparência quanto aos fins e aos meios etc. Proponho aqui uma reflexão sobre como as formas de autorreflexão, presentes na literatura por exemplo, podem contribuir para uma a construção dos objetos de estudos  como forma de superar entraves constitutivos do processo de “descolonização cultural”. Na literatura esta autorreflexão ocorre nas escritas memorialista, autobiográficas, mas também, quero argumentar, na literatura que busca construir/integrar/modificar uma memória coletiva.


 

Elísio Macamo 
Universidade de Basileia, Centro de Estudos Africanos
elisio.macamo@unibas.ch

Título da comunicação: As fronteiras e o horizonte do conhecimento sobre a África

Resumo: A comunicação propõe-se reflectir sobre as condições de produção de conhecimento sobre a África com recurso à noção fenomenológica de “horizonte”. A ideia é de problematizar o contexto epistemológico que torna intelegível o que a pesquisa apura e, desse modo, pôr a descoberto os limites dos conceitos e quadros teóricos empregues na produção de conhecimento. O objectivo é de, por essa via, identificar elementos que possam servir de tertium comparationis na articulação de saberes para além de fronteiras geográficas e culturais.   


 

Marcelo de Carvalho Rosa 
UnB  
marcelocrosa@gmail.com

Título da comunicação: A problema da agência na sociologia pós-colonial

Resumo: A apresentação procura discutir os desafios que se colocam para a noção de agência quando a literatura pós-colonial é transferida para o seio da disciplina de sociologia.

Ficheiros Anexos

Certificado MR 28
PDF | 1.11 MBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27