XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

MR29 - As Ciências Sociais e os Militares no Brasil e em Portugal

Resumo MR29: Resumo MR29: É nossa intenção  discutir a forma como as diferentes ciências sociais – sociologia, antropologia, história, relações internacionais – têm estudado os militares em Portugal e no Brasil. Abordaremos genericamente uma série de questões pertinentes a este respeito, nomeadamente: Qual tem sido a importância do tema no Brasil e em Portugal? Quais a contribuições/limitações de influências externas (e mútuas) sobre este tema? Serão os militares um grupo social significativamente distinto e de que forma? Quais as dinâmicas e mecanismos de adaptação a desafios externos? Qual o seu relacionamento com o poder político? Etc.

Certificado


Coordenadora:
Helena Carreiras 
ISCTE-IUL 
Helena.Carreiras@eui.eu

Título da comunicação: Sociologia e militares em Portugal

Resumo: Pretendo com esta intervenção contribuir para uma historia da relação entre a Sociologia e as Forcas Armadas em Portugal, assinalando os principais momentos, processos e atores que nela intervieram desde 1974 ate ao presente.

Participantes:
Celso Castro 
FGV 
Celso.Castro@fgv.br

Título da comunicação: Pesquisando os militares brasileiros na década de 1970: a experiência dos cientistas políticos

Resumo: Na décadas de 1970 e 1980, um conjunto de cientistas sociais brasileiros, em sua formalmente no campo da Ciência Política,  dedicou-se ao estudo do papel dos militares na política brasileira. A importância política do tema era óbvia: desde o golpe de 1964, os militares permaneciam no centro do poder político no Brasil. Pesquisando sob (e sobre) um regime autoritário, esses pesquisadores escreveram trabalhos acadêmicos que se tornariam importantes para a constituição do campo de estudos sobre militares no Brasil. Mais que isso, vários deles também tornar-se-iam, nas décadas seguintes, personagens importantes do ponto de vista institucional, quer criando grupos de pesquisa, quer atuando como interlocutores com as Forças Armadas e, a partir de 1999, o Ministério da Defesa. A apresentação tratará da socialização acadêmica e política desses cientistas sociais, as condições de acesso às fontes de pesquisa, a interação com os militares e o impacto e a recepção de seus trabalhos.

 

Adriana Marques
ECEME 
adri-marques@uol.com.br

Título da comunicação: As Relações Internacionais e o estudo dos militares no Brasil

Resumo: Minha intervenção focará algumas interpretações construídas pela disciplina de Relações Internacionais acerca das instituições militares no Brasil ao longo das últimas décadas. Se na década de 1980 a atenção dos analistas estava voltada para a política externa do Regime Militar e a escola geopolítica brasileira, de viés fortemente militar e nacionalista, a partir dos anos 2000 a crescente participação do Brasil em Missões de Paz sob o mandato da ONU vem moldando a percepção dos internacionalistas acerca do papel que as Forças Armadas podem desempenhar no apoio à política externa brasileira.

 

Bruno Cardoso Reis 

ICS-UL e IDN-MDN 
bcreis37@gmail.com

Título da comunicação: As relações civis-militares em Portugal entre a História e as Relações Internacionais

Resumo: O objetivo desta comunicação é historiar a forma como na disciplina mais consolidada da História, com contributos de outras áreas e sobretudo da nova disciplina das Relações Internacionais, se foi construindo o estudo das relações entre civis e militares em Portugal. Usaremos como referente principal os choques entre lideranças civis e militares em Portugal, em 1961 e 1974 tendo como ponto comum os problemas das Forças Armadas nas guerras de guerrilha na então África Portuguesa. Procuraremos trazer para o tema problemas mais correntes na reflexão das Relações Internacionais e.g. vantagens e desvantagens do ponto de vista optimização estratégica da supremacia civil e obstáculos a reformas de fundo nas Forças Armadas.

Ficheiros Anexos

Certificado MR 29
PDF | 1.11 MBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27