XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

Newsletter

introduza o seu email e subscreva a nossa newsletter

MR30 - Imaginando a África de amanhã: desafios conceptuais e metodológicos

Resumo MR30: As altas taxas de crescimento que têm caracterizado algumas economias africanas nos últimos dez anos têm contribuído para melhorar a imagem do continente, impelindo certos especialistas a falar de “Africa rising”. Porém, muito do que Mudimbe (1988) classificou de “biblioteca colonial” (conceitos, representações e conhecimentos) continua a estruturar a imagem do Continente, do seu povo e da sua história. Enquanto perdura o status quo, alguns teóricos africanos (Diagne 2014, Mbembe 2014,) têm incitado os seus pares a um esforço de reflexão e de imaginação sobre o futuro de África. Como imaginar e/ou inventar este futuro num contexto de múltiplas adversidades (materiais, epistemológicas, éticas, etc.)? Que desafios conceptuais, teóricos e metodológicos se colocam às ciências sociais na construção de uma nova imagem do continente? A mesa redonda irá tentar responder a estas e outras questões, fazendo recurso a contribuições de varias disciplinas como a história, sociologia, filosofia e ciências políticas.

Certificado


Coordenador:

Carlos Cardoso
Departamento de Pesquisa do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA)
carlos.cardoso@codesria.sn

Título da comunicação: Imagens de um continente: sobre o papel dos Think Tanks africanos na reinvenção de África

Resumo: Partindo da obra de Ignacy Sachs "La Découverte du Tiers Monde" (1971), e inspirado por obras seminais de autores como Valentin Mudimbe  (1988; 1994), a comunicação discute as imagens da África produzidas por Think Tanks. O autor argumenta que, embora exista uma pluralidade e diversidade de visões de mundo, reflectindo as ideologias e as disciplinas científicas que as sustentam, os desafios que nos confrontam hoje em questões de alteridade não são diferentes daqueles que Sachs e outros levantaram quase meio século atrás.



Participantes:

Paulo de Carvalho 
Universidade Agostinho Neto
paulodecarvalho@sociologist.com

Título da comunicação: Efeitos da importação de metodologias: o caso das pesquisas sobre pobreza em Angola

Resumo: Nesta comunicação, o autor vai discutir a forma como a utilização de metodologias importadas e inadaptadas ao contexto angolano enviesam os resultados de inquéritos de receitas e despesas dos agregados familiares. Discute e propõe alternativas, de modo que a taxa de pobreza possa vir a reflectir a realidade a respeito do fenómeno, nas várias regiões de Angola.


Elísio Macamo 
Universidade de Basileia 
elisio.macamo@unibas.ch

Título da comunicação: As armadilhas do futuro como projecto social

Resumo: A comunicação é sobre o futuro como categoria conceitual. Ela problematiza o contexto epistemológico e prático, dentro do qual ele ganha relevância para o continente africano. O Iluminismo (contexto epistemológico), através da proclamação da razão consubstanciada na ciêncie e na tecnologia, declarou o futuro como um projecto social, isto é algo que podia ser conquistado e domesticado pelo Homem. A indústria do desenvolvimento (prática) tem sido o executor deste projecto em África, submetendo as suas sociedades à razão tenaz duma concepção teleológica da história. A comunicação vai se debruçar sobre as armadilhas teóricas e metodológicas do futuro como categoria conceitual no estudo de África.


José Octávio Serra Van-Dúnem 
Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto 
otdunem@gmail.com

Título da Comunicação: África: uma ponte entre a Conceptualização e a Práxis, precisa-se!

Resumo: Num momento de grandes desafios para África, procurando responder ao desafio do tema central da mesa sobre a necessidade de se pensar as condições de possibilidades para um “esforço de reflexão e de imaginação sobre o futuro de África” procurar-se-á encontrar pontos de conexão que nos levem a trazer para agenda do debate a necessidade de se ir além dos desafios conceptuais, teóricos, metodológicos no sentido de uma práxis, sobretudo no domínio sociológico, tendo como instrumentos de análise as ciências sociais.

Ficheiros Anexos

Certificado MR 30
PDF | 1.12 MBytes
Voltar Imprimir O seu email não é valido
Organização
Secretariado
Transportadora Oficial
Patrocínios
2014 © Leading Todos os direitos reservados
Última actualização 2017-01-27