XII Conlab Congresso Luso-Afro-Brasileiro

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MR31 - O ensino superior como campo de investigação nos países de língua portuguesa

Resumo MR31: Os Países de Língua Portuguesa (PLP) têm sido negligenciados na literatura actual sobre os estudos do ensino superior (Langa, 2013). A escassez de estudos abrangentes sobre os desenvolvimentos e as dinâmicas de mudança no ensino superior nos PLP é sintomática do lugar subalterno que estes países ocupam na geopolítica global do saber (Carvalho et al. 2003, Carvalho 2012, Langa, 2013). Os poucos estudos disponíveis e dispersos tendem a integrar alguns destes países na sua localização geopolítica e económica, predominantemente numa base comparativa económica. Assim, Angola e Moçambique têm sido integrados no bloco económico da região Austral do continente Africano (SADC) e, portanto, em comparação com alguns dos membros anglófonos, tais como África do Sul e Namíbia. Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Princípio, como pequenos estados insulares e com suas especificidades, são ocasionalmente integrados em suas respectivas regiões geopolítica e económica de influência francófona (Langa, 2013). A emergência do campo dos estudos do ensino superior é em parte resultado do reconhecimento da nossa ignorância em relação ao ensino superior como realidade social e como objecto de estudo (Kehm & Musselin, 2013). O desafio desta mesa redonda é examinar o estado do ensino superior enquanto objecto de estudo nos Países de Língua Portuguesa. Neste sentido, o ensino superior pode ser entendido como um fenómeno social complexo e com tendência para a compartimentação por via da especialização disciplinar. Os estudos do ensino superior, como uma área de saber, não se reduzem a uma disciplina, mas são fundamentalmente uma área multidisciplinar que convoca várias disciplinas que se engajam em processos de interdisciplinaridade. Assim, a mesa redonda aceita contribuições de temas de áreas como financiamento do ensino superior, sociologia do ensino superior, economia do ensino superior, governação do ensino superior, para mencionar algumas. Todas essas áreas de investigação contribuem para dar conta da complexidade do fenómeno social total que é o ensino superior.

Certificado

Coordenador:
Patrício Vitorino Langa 
Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique
patricio.langa@gmail.com

Participantes:

Paulo de Carvalho 
Universidade Agostinho Neto, Angola
paulodecarvalho@sociologist.com

Arlinda Cabral 
CESNOVA, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa

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Última actualização 2017-01-27